segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Quanto vale o meu trabalho?

Já parou para pensar quanto custa...



Hoje gostaria de falar um pouco sobre o meu trabalho, apesar de gostar muito do que faço, ainda assim é um trabalho que demanda de tempo, dedicação, e também um custo.

Quanto vale o meu trabalho? 
Esta é uma pergunta que depende muito do ponto de vista de cada cliente.

Temos clientes que não estão nem aí para o atendimento, atenção, qualidade, acabamento, compromisso com a entrega, para estes sempre tem quem faz mais barato, sim sempre tem! E até agora não entendo, mas há fornecedores que gostam de trabalhar de graça ou às vezes nem sabem que estão fazendo isso, será que sabem calcular o preço real do seu produto?
Depreciação das suas ferramentas de trabalho, seu tempo, combustível, energia elétrica, telefone, internet, isso tudo não dá em árvore!
E é imprescindível para que tudo aconteça.

E temos clientes que procuram produtos que agregam valor ao seu evento, seja uma festa ou o nascimento de um filho, querem tudo feito com muito carinho e dedicação. É para este público que entra o meu trabalho, a cada pedido fechado me dedico inteiramente ao cliente para que fique tudo dentro do seu gosto, afinal estarei participando de um momento muito especial da vida deste cliente.

Quando começa o meu trabalho?

Começa lá no nosso primeiro contato, quando conversamos sobre qual será o evento, a data, quantos convidados, qual será o tema, cores, detalhes da personalização, enfim tudo para elaboração do primeiro orçamento. Depois da verificação, aprovação do cliente, fechamos o pedido e combinamos forma de pagamento.
A forma de pagamento é um detalhe muito importante, trabalho sempre com pagamento antecipado.

Após a confirmação do pagamento inicia-se outra etapa do processo, a elaboração e composição da personalização, às vezes quando necessário a confecção de uma amostra e somente depois de tudo aprovado pelo cliente começa o processo de produção.

No processo de produção inclui: a escolha e compra de materiais de qualidade, então quero deixar claro que não posso repassar somente o custo do material, para que a compra aconteça, preciso pegar o carro, sair de casa, pagar estacionamento e disponibilizar tempo.
Com tudo comprado, começa a tão esperada execução do projeto, e para produzir, novamente gostaria de lembrar que temos a depreciação de ferramentas de trabalho, impressora, computador, máquina para recortes especiais ou furadores manuais e os insumos como energia elétrica, telefone, internet, cartuchos de tinta, além é claro do material do produto.

E finalmente chega a hora da entrega para o cliente que muitas vezes vai através dos correios para cidades do Brasil e do mundo ou o cliente retira pessoalmente.

E a minha maior satisfação é ver o sorriso do cliente demostrando ter adorado o produto final, ou os vários e-mails que já recebi de agradecimentos e indicações.

Espero ter esclarecido que mesmo sendo um trabalho muito agradável, ainda é um trabalho e preciso reverter tudo isto em algum lucro.
E para você que quer que seu evento se torne um momento inesquecível, pode contar comigo 

Obrigada a todos que dispensaram um tempinho para ler este post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário